Como hidratar a pele do rosto passo a passo para uma pele saudável

A pele é o maior órgão do corpo humano e cuidar dela é fundamental para a estética e também para a saúde. É a pele a responsável por conter alguns fluidos do corpo, como o suor e outros, que previnem a desidratação. Por isso, cuidar, limpar profundamente, esfoliar e hidratar a pele do rosto é a rotina de beleza mais básica.

Uma pele bonita e hidratada é sonho de muita gente, já que quanto mais saudável ela for, melhor ela resistirá aos implacáveis efeitos do tempo.

Mas como hidratar a pele do rosto e mantê-la saudável? Peles oleosas e mistas também precisam de hidratação? Como escolher os produtos? Para responder essas e outras perguntas, continue a leitura!

Conheça mais sobre a natureza e os tipos de pele

A pele do rosto conta com uma barreira natural de lipídios, a fim de se proteger da perda natural de água e também de danos externos, como raios solares, poluição e outros.

Existem dois tipos de pele que precisa de hidratação:

  • a pele naturalmente seca: trata-se de um dos tipos de pele; ou seja, por fatores genéticos ela não é capaz de produzir óleo suficiente;
  • a pele desidratada, que, por fatores externos, acaba por necessitar de hidratação, de reposição de água;

Esta necessidade do último caso independe do tipo de pele, ou seja, a desidratação pode acontecer tanto em peles secas quanto em peles mistas e oleosas.

Há também dois tipos de hidratação:

  • por meio da ingestão de água (é inegável que pessoas que bebem mais do que dois litros de água por dia tendem a ter a pele mais hidratada);
  • por meio de produtos específicos para repor a hidratação perdida.

Confira nossas dicas sobre a importância de hidratar a pele

Óleo ou hidratantes: como saber do que a pele precisa?

Enquanto o óleo corporal é capaz de formar uma película protetora sobre a pele e reter a umidade natural, os cremes hidratantes diminuem a perda de água.

Se o hidratante contar com ação emoliente, contendo glicerina, ureia ou outros, ele é capaz até mesmo de atrair água para a pele.

Peles secas são esbranquiçadas, podem coçar e serem ásperas; peles desidratadas, por outro lado, precisam de reposição hídrica, graças a pouca ingestão de água.

A importância da hidratação

Em primeiro lugar, reponha a água! Ou seja, para uma pele bonita, procure ingerir de 8 a 10 copos de água por dia. Não subestime jamais o poder da água, já que:

  • o corpo humano de um adulto é composto por mais de 60% de água;
  • o cérebro e o coração são compostos de 73% de água;
  • os pulmões contém 83% de água;
  • a pele contém 64% de água.

Se a pele está desidratada, a melhor forma é investir em um hidratante facial que contenha ácido hialurônico e antioxidantes.

Como hidratar a pele

É muito comum que pessoas com pele oleosa acreditem que a pele oleosa não precisa de hidratação. Mas, como explicado anteriormente, todas as peles precisam repor água, assim como é importante fazer a limpeza de pele e usar protetor solar.

O passo a passo para hidratar a pele é simples e vale para todos os tipos de pele:

  • Lave o rosto com o sabonete apropriado para seu tipo de pele;
  • Tonifique;
  • Aplique o hidratante facial de sua escolha;
  • Se for sair de casa, use protetor solar.
  • Dica extra: procure usar máscaras faciais hidratantes ou de limpeza profunda cerca de duas vezes por semana.

Rituais de beleza e autocuidado fazem bem para o corpo, para a mente e para a alma, não é mesmo? Não tenha medo de investir em sua beleza e bem-estar! Conheça mais sobre a rotina coreana de cuidados e transforme sua pele definitivamente!

Quer ficar sempre bem informada sobre os cuidados com a pele e novidades no incrível mundo dos dermocosméticos? Acompanhe o site e as redes sociais (Facebook e Instagram) da Celkin Cosméticos!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *